SIPCAM   SIPCAM
  HOME   |   QUEM SOMOS   |   PRODUTOS   |   CULTURAS   |   INFORMAÇÃO   |   NOTÍCIAS   |   LINKS
 
Bem-vindo à Sipcam Portugal  
SIPCAM Pesquisa de Produtos SIPCAM
SIPCAM Diversos - METAME DE SÓDIO QUIMAGRO
Imprimir Imprimir
< voltar SIPCAM

APV n.º 2797
Formulação: solução concentrada com 510 g/l ou 42,15% (p/p) de metame-sódio.
Modo de acção: nematodicida que quando aplicado no solo actua por fumigação. Apresentado sob a forma de solução concentrada, decompõe-se à medida que o solo perde humidade. Desta decomposição resulta a formação de isoditiocianato de metilo, gás que vai actuar sobre os inimigos das culturas existentes na camada arável do terreno. Este gás desloca-se no sentido ascendente e lateral.


UTILIZAÇÕES :


O METAME SÓDIO QUIMAGRO é um produto com acção fumigante, destinado a combater nemátodos e alguns fungos do solo. Aplicado nas doses e condições indicadas apresenta, ainda, acção contra insectos do solo e infestantes na fase de germinação das suas sementes.

A sua acção exerce-se sobre nemátodos das espécies Meloidogyne, Pratylenchus e Ditylenchus. sobre os fungos que provocam as podridões das raízes e o "damping-off" (Fusarium spp., Phythium spp., Rhizoctonia spp. e Verticilium spp.).


DOSES DE APLICAÇÃO:


A quantidade de METAME SÓDIO QUIMAGRO a aplicar varia de acordo com o tipo de solo e a natureza da infestação. A dose de aplicação oscila entre 70 e 100 ml por metro quadrado, ou seja entre 700 e 1000 litros por hectare. A dose mais elevada deve ser aplicada em solos pesados, húmidos e ricos em matéria orgânica.


ÉPOCA DE APLICAÇÃO:
Aplicar o produto antes da instalação das culturas, quando o intervalo entre duas culturas sucessivas coincida com épocas de temperaturas adequadas. Ter em atenção que entre o tratamento e a instalação de uma nova cultura deve existir um intervalo suficiente que assegure o completo desaparecimento do produto do solo. 

Tratamentos ao ar livre: Nos solos com boa drenagem, de textura ligeira a média, que não estão excessivamente molhados ou frios, a instalação da cultura pode ter lugar 2 a 3 semanas após o tratamento. Se os solos são pesados ou particularmente ricos em matéria orgânica ou se mantêm húmidos ou frios (abaixo dos 15ºC) deve observar-se um intervalo mínimo de 30 dias. Quando as doses forem superiores a 750 l/ha esperar pelo menos 60 dias. Se houver dúvidas semear uma cultura indicadora como o agrião ou alface, uma semana antes da data prevista de sementeira ou plantação.

Tratamento em estufa: Abrir os ventiladores 1 semana depois da aplicação. Gradar (e não frezar) o solo à profundidade normal da cultura, 2 semanas depois da aplicação e deixá-lo revolvido. Tornar a gradar 3 semanas depois da aplicação. Antes da plantação realizar uma gradagem ou uma frezagem. Semear algumas sementes de agrião para verificar. Antes de se transplantar quaisquer plantas para uma estufa aquecida deve ligar-se o aquecimento pelo menos durante 2 semanas.


TÉCNICAS DE APLICAÇÃO:
O método de aplicação escolhido deve permitir uma distribuição uniforme do produto na superfície a tratar, a sua fácil penetração no terreno, a libertação e o espalhamento do gás homogeneamente na camada do solo, a sua actuação durante o tempo considerado necessário e a fácil e completa eliminação do gás, antes da instalação da nova cultura.

Aplicação por rega: Diluir o METAME SÓDIO QUIMAGRO na quantidade de água suficiente para a sua distribuição uniforme na superfície do terreno. De seguida regar abundantemente. O volume de água a utilizar depende da profundidade que se deseja atingir: 10 a 15 litros/m2 em terrenos destinados a viveiros e 30 a 40 litros m2 em pleno campo, num caso e noutros de acordo com a textura do solo. O nematodicida não se difunde praticamente abaixo do nível do solo atingido pela água de rega.

Aplicação com mangueira: Prepare-se num recipiente apropriado a diluição de 800 ml de nematodicida em 3 litros de água. Em seguida espalhe-se esta solução numa área de 10 m2, utilizando um bico apropriado. Regue-se em seguida para que o produto penetre no terreno.

Aplicação na água de rega: Este método consiste na aplicação do produto, de forma contínua e na proporção devida na água de rega através dos sistemas de rega gota-a-gota ou de rega por micro-aspersão em ambientes confinados (estufas). Neste último caso convém que a pulverização seja feita com gotas de grandes dimensões. Regar antes e depois da aplicação do produto.

Aplicação por meio de sulcos: Este método consiste em distribuir o produto diluído em água na proporção de 1:10 num rego ou sulco com 20-25 cm de profundidade, aberto com motocultivador, tractor ou arado. Neste caso aplica-se o nematodicida à razão de 800 ml em 10 litros de água. Terminado o tratamento fechar os regos com a terra que havia sido removida e regar abundantemente.

Aplicação por injecção no solo: Por meio de um injector introduzir o produto à profundidade desejada. Repetir a injecção a intervalos de 10 cm e a uma profundidade de 30 cm; rolar o terreno e finalmente regá-lo.

Aplicação por fresagem: Depois de humedecido o terreno e diluído o produto à razão de 800 ml/10 l de água, distribui-lo uniformemente em 10 m2 em regos com 20-25 cm de profundidade. Proceder à incorporação por meio de fresagem e regar abundantemente.


CONDIÇÕES A OBSERVAR ANTES DO TRATAMENTO:
Preparação do terreno: O terreno deve estar perfeitamente esmiuçado, sem pedras, torrões ou vegetação, até uma profundidade de 20-25 cm, de forma a permitir uma boa penetração do produto e uma fácil e uniforme circulação do gás libertado. É também importante desfazer a eventual compactação do terreno caso esta se tenha formado após a sua mobilização. 

Humidade do solo: Antes da aplicação, se o solo estiver seco, deve humedecer-se, depois de revolvido até à profundidade desejada, recorrendo-se à rega. Para se determinar o estado óptimo de humidade, humedecer o terreno até que um punhado de terra apertado na mão forme uma bola intacta que se fragmenta quando se deixa cair no chão.

Temperatura do solo: A temperatura do solo, a 10 cm de profundidade, deve estar compreendida entre os 10 e 25ºC. A temperaturas inferiores a 10ºC a decomposição do produto é demasiado lenta; e para valores superiores a 25ºC é de tal forma rápida que origina resultados menos positivos. Ter ainda em atenção a necessidade de não tratar quando o tempo se apresentar demasiado seco ou ventoso.


RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES:
. Após a aplicação do METAME SÓDIO QUIMAGRO proceder à rega do terreno tratado para assegurar uma boa e uniforme penetração do produto no solo. Cobrir o terreno (filme de polietileno ou outro material impermeável) e/ou proceder à sua compactação para evitar a rápida perda de gás para a atmosfera.
. Evitar que o terreno tratado receba água de locais infestados (outras culturas, nitreiras, etc.). Não cultivar plantas provenientes de viveiros não tratados.
. Não aplicar o produto a menos de 1 metro de distância de qualquer planta, nem sob a copa de árvores ou arbustos.
. Evitar tratar o terreno em espaços fechados e sem ventilação.
. Evitar tratar estufas onde existam outras culturas já instaladas.
. Quando se aplicarem correctivos orgânicos as incorporações destes no terreno devem ser efectuadas antes do tratamento.
. O produto deve ser armazenado em lugar fresco, isto é, a temperatura inferior a 25ºC.


CAPACIDADE DAS EMBALAGENS:
25 l, 210 l.


OUTRAS INFORMAÇÕES:
Ficha de Segurança (download ficheiro PDF)
 
topo    
Avisos Legais Copyright © 2013 SIPCAM Portugal | Desenvolvido por Helcadesign