Usamos próprios e cookies de terceiros. Se você continuar a navegar, consideramos aceitar seu uso. Mais informações aqui.

Prodigy®

New product

Insecticida regulador do crescimento para controlo do bichado da macieira e pereira,traças dos cachos e lagarta mineira dos citrinos.

AutorizaçãoAutorização de venda nº 0027 concedida pela DGAV
Composição240 g/L ou 22.6% (p/p) de metoxifenozida
FormulaçãoSuspensão concentrada (SC)
Familia ProdutosInsecticidas

O PRODIGY pertence ao grupo químico das diacilhidrazinas. É um insecticida regulador de crescimento dos insectos que actua por ingestão, como antagonista do receptor ecdisona.

UTILIZAÇÕES, CONCENTRAÇÕES, ÉPOCAS E CONDIÇÕES DE APLICAÇÃO
O PRODIGY tem uma acção mimética da hormona da muda (ou ecdisona),especíco das larvas de lepidópteros e tendo também alguma acção ovicida. Actua sobre as larvas jovens provocando uma muda prematura mortal quando o insecto não se encontra ainda siologicamente preparado para ela. As larvas tratadas interrompem em poucas horas a sua alimentação evitando-se assim danos prejudiciais para a colheita. A ecácia do PRODIGY depende muito da oportunidade com que se efectuam os tratamentos.

CULTURADOENÇACONCENTRAÇÃOAPLICAÇÃO
MACIEIRA, PEREIRABichado da fruta (Cydia pomonella)40-50 mL/hLOs tratamentos devem ser feitos, de preferência, imediatamente antes da eclosão dos ovos, sempre depois das posturas. O recurso a armadilhas sexuais ou as indicações dos Avisos são elementos essenciais para a denição da oportunidade dos tratamentos. Na falta destas informações, os tratamentos contra o bichado começam, em regra, após a 2ª quinzena de Maio, em função da temperatura crepuscular. Repetir o tratamento passadas 2-3 semanas caso se observe sobreposição de voos ou se a curva de voo se prolongar. Para limitar o desenvolvimento de eventual resistência, o número de aplicações por campanha (ciclo cultural anual), não deve ultrapassar três.
VINHATraça dos cachos (Lobesia botrana, Eupoecilia ambiguella)30-40 mL/hLOs tratamentos devem ser feitos, de preferência, imediatamente antes da eclosão dos ovos, sempre depois das posturas. O recurso a armadilhas sexuais ou as indicações dos Avisos são elementos essenciais para a denição da oportunidade dos tratamentos, observando as posturas nos cachos. No caso de voos prolongados, poderá ser necessário repetir o tratamento duas semanas após o primeiro.
LARANJEIRA, LARANJEIRA-AZEDA, LIMONEIRO, TANGERINEIRALagarta mineira das folhas dos rebentos dos citrinos (Phyllocnistis citrella)30-40 mL/hL + 500 mL/hL de óleo de verão CitroleTratar assim que sejam observados os primeiros sinais de ataque da praga, em rebentos novos com folhas em crescimento, repetindo, se necessário, em função da rebentação das árvores e da presença da praga, 14 dias após o primeiro tratamento.

MODO DE APLICAÇÃO
Calibrar correctamente o equipamento, assegurando a uniformidade na distribuição de calda no alvo biológico pretendido. Calcular o volume de calda gasto por ha em função do débito do pulverizador (L/min), da velocidade e largura de trabalho (distância entrelinhas).Nas fases iniciais de desenvolvimento das culturas aplicar a calda com a concentração indicada. Em pleno desenvolvimento vegetativo, adicionar a quantidade de produto proporcionalmente ao volume de água distribuído por ha, pelo pulverizador, de forma a respeitar a dose.

PRECAUÇÕES BIOLÓGICAS
Alternar a aplicação de PRODIGY com insecticidas com diferente modo de acção e no caso particular do bichado da fruta, não efectuar mais de 3 aplicações por campanha (ciclo cultural anual). Estas medidas destinam-se a reduzir ou limitar o risco de desenvolvimento de resistência ao produto.

MODO DE PREPARAÇÃO DA CALDA
No recipiente onde se prepara a calda, deitar metade da água necessária. Agitar
bem a embalagem até o produto car bem homogéneo. Numa vasilha juntar a
quantidade de produto a utilizar com um pouco de água e agitar bem até obter
uma mistura homogénea. Deitar esta mistura no recipiente e completar o volume
de água, agitando sempre.

AutorizaçãoAutorização de venda nº 0027 concedida pela DGAV
Composição240 g/L ou 22.6% (p/p) de metoxifenozida
FormulaçãoSuspensão concentrada (SC)
Familia ProdutosInsecticidas
Classificação, rotulagem e embalagem (CRE)

GHS09

Avisos legaisATENÇÃO
Declarações de precauçãoFicha de segurança fornecida a pedido.

Tóxico para os organismos aquáticos com efeitos duradouros.

Não respirar a nuvem de pulverização.

Usar luvas adequadas durante a preparação da calda.

Após o tratamento lavar cuidadosamente o material de proteçao e os objetos contaminados. Lavar cuidadosamente as luvas, lavá-las também por dentro.

Não comer, beber ou fumar durante a utilização deste produto. Eliminar o conteúdo/embalagem em local adequado à recolha de resíduos perigosos.

Tratamento de emergência: Se for necessário consultar um médico, mostre-lhe a embalagem ou o rótulo.

EM CASO DE INGESTÃO: contate imediatamente um CENTRO DE INFORMAÇÃO ANTIVENENOS ou um médico.

Não contaminar a água com este produto ou com a sua embalagem.

Em pomares de macieiras e pereiras, para protecção dos organismos aquáticos, repeitar uma zona não pulverizada de 5 metros em relação às águas de superfície.

Intervalo de Segurança – 7 dias em videira de uvas de mesa; 14 dias em citrinos, macieira, pereira e em videira de uvas para vinificação.

Em caso de intoxicação contactar o Centro de Informação AntiVenenos, Telef: 808 250 143

A embalagem vazia deverá ser lavada três vezes, fechada, inutilizada e colocada em sacos de recolha, devendo estes serem entregues num centro de receção Valorfito; as águas de lavagem deverão ser usadas na preparação da calda.

Durante a armazenagem manter o produto num local seco e fresco.

ADVERTÊNCIA: As recomendações e informação que disponibilizamos são fruto de amplos e rigorosos estudos e ensaios. No entanto, na utilização podem intervir numerosos factores que estão fora do nosso dominio (preparação de misturas, aplicação, condições climáticas, resistências, etc.). A empresa garante a composição, formulação e teor. O utilizador será responsável pelos danos causados (falta de eficácia,toxicidade em geral, resíduos, etc.) por inobservância total ou parcial das instruções do rótulo.

Produtos Relacionados

Insecticida regulador de crescimento de origem vegetal. 

Insecticida sistémico.

Insecticida de solo.

Insecticida de largo espectro de acção.

Insecticida biológico.

Insecticida.

Insecticida de solo.

Top